
A Oakley foi iniciada em
1975
por Jim Jannard em sua garagem, com um investimento inicial de U$300. O nome Oakley foi dado em homenagem ao cão de Jim Jannard, um
Setter inglês. Jannard inicialmente vendia em eventos de
motocross
o que ele chamava de "The Oakley Grip". Jannard também vendia borrachas para guidão de motocicletas. O material utilizado no produto era chamado de "Unobitanium", uma criação própria de Jannard que não escorregava da mão dos pilotos quando molhado. O Unobitanium é até hoje usado nos óculos da Oakley, principalmente no suporte do nariz.
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Algum tempo depois, Jannard percebeu que somente a venda das borrachas para os guidões não havia trazido tanto sucesso para a marca. Em
1980, Jannard lançou um novo par de óculos chamado O-Frame, com o logotipo da marca na alça para que fosse reconhecida, porém não obteve sucesso com o lançamento, que foi extinto tempos depois. Em
1984a Oakley lança um óculos escuros chamado Eyeshade, que era feito de plástico e tinha lentes removíveis. Esses óculos foram popularizados por
Greg LeMond, vencedor do
Tour de France, e outros ciclistas profissionais. A Oakley começou a introduzir novos modelos de óculos de sol, entre eles o Blade, o Razor Blade, Frogskins e Mumbos, que depois evoluiram para a série de óculos M-Frame.
A Oakley assinou em setembro de 2004 um acordo de quatro anos para a fabricar os óculos utilizados na Fox Racing. Esses óculos são comercializados com o nome de Fox Eyewear.
Em 2006, a Oakley adquiriu o grupo Oliver Peoples, uma fabricante de óculos de luxo.
Em
21 de julho
de
2007, o grupo italiano
Luxottica anunciou um plano de fusão com a Oakley em um negócio de U$2,1 bilhões. Em
15 de novembro
de
2007
a fusão foi concluida
